Baga-de-macaco – Planta nativa da Ilha Grande

Já ouviu falar da baga-de-macaco, também conhecida como fruta-de-macaco? Se não, por que não aproveita e confere no vídeo? (Duração 00:02:20). Sim, está acessível em Libras, é o terceiro da série Essa planta é nossa?, do Ecomuseu Ilha Grande. Abaixo, legenda completa para deficientes auditivos que não sabem Libras.

Essa planta é nossa, ou seja, Posoqueria latifolia da família Rubiaceae é uma espécie nativa da Ilha Grande onde é frequente nas restingas.

Suas árvores podem alcançar até 15 metros de altura e produzem flores brancas e tubulosas que ultrapassam 15 cm de comprimento.

Seus frutos são comestíveis e servem de alimento para inúmeros animais, como por exemplo, os bugios da Ilha Grande. Por isso, os nomes populares mais conhecidos para Posoqueria latifolia são baga-de-macaco ou fruta-de-macaco.

As espécies nativas, sejam elas de plantas ou de animais, são aquelas que estão presentes naturalmente em uma determinada região. São aquelas que não foram introduzidas, seja de forma intencional ou acidental.

As plantas nativas promovem o equilíbrio dos ecossistemas e contribuem para manter a boa qualidade da água que bebemos e do ar que respiramos. Além disso são fontes de alimentos e remédios.

Na Ilha Grande já foram catalogadas mais de 1.000 espécies nativas de plantas. Por isso, esse remanescente florestal é considerado um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro; e esse foi um dos motivos que contribuíram para o reconhecimento pela Unesco, do primeiro sítio brasileiro que é simultaneamente patrimônio mundial de cultura e biodiversidade.

Assista ao nosso próximo vídeo! Vamos falar da palmeira-imperial, uma espécie exótica que foi trazida para Ilha Grande no século 19.

Eu sou Cátia Callado e esta é uma iniciativa do Parque Botânico, com núcleo do Ecomuseu Ilha Grande, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que visa o controle de espécies exóticas e a conservação da flora nativa da Ilha Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *