Homem fazendo um v com a mão

Verbos para começar a aprender Libras

Aprendemos os verbos naturalmente desde a infância sem a necessidade de uma lista onde temos que decorar as suas flexões. Talvez essa seja a parte mais chata de se aprender outro idioma, porque muitas das vezes fazemos isso.

Na Libras os verbos não são assim difíceis de aprender. Mas seu uso requer um certo cuidado. Por mais de uma aula abordarei esse tema: verbos e língua de sinais. Nessa, vou concentrar-me em passar pra você uma pequena lista e frases que exemplificam seu uso.

Sinais

Aprender verbos da língua pretendida são um grande auxílio pra manter conversas com outras pessoas mesmo que ainda tenhas pouco vocabulário.

As vezes vamos começar a falar, seja qual for o idioma, numa correspondência com a língua portuguesa, ou seja, falaremos em outra língua de igual maneira como falamos no português.

Não dá, por exemplo, pra falar o inglês traduzindo palavra por palavra do português. Na língua de sinais também não. Falar em “português sinalizado” é inadequado.

É claro que haverá casos onde sim, será possível recorrer a palavra por palavra do português traduzindo para a Libras. Mas isso é assunto para outra aula.

A seguir, veja alguns exemplos da usabilidade dos sinais anteriormente listados.

Português: Como você aprendeu língua de sinais?

Libras: Língua_de_sinais você aprender como?

Português: Estudando por meio de livros e vídeos, conversando com surdos e outras coisas.

Libras: Livros, vídeos, eu estudar, conversar surdos, outra coisas.

Português: Você trabalha fazendo o que?

Libras: Você trabalhar fazer que?

Português: Eu trabalho interpretando aulas, palestras, traduzindo textos…

Libras: Eu trabalhar interpretar aula, palestra, traduzir texto...

Português: O que você gosta de fazer em casa?

Libras: Casa você gostar fazer que?

Português: Eu gosto de estudar.

Libras: Eu gostar estudar.

São poucos exemplos mas vamos ver alguns desses sinais em aulas a frente. Não se preocupe de aprender agora os novos que apareceram nas frases. Você pode consultar na internet, no YouTube, ou em aplicativos palavras que deseja aprender em Libras.

Assim, chegamos ao fim de mais uma aula e espero que tenha gostado. Dê aquela força compartilhando o link dessa página nas suas redes sociais. Tente praticar com alguém o que tem aprendido. Ensine a outras pessoas. Você pode se surpreender com os resultados positivos que vai colher ao longo do tempo. Um forte abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *