Se você assistiu a aula Alfabeto em Libras deve ter notado que as letras do alfabeto possuem mais de uma função. A principal, basicamente, é escrever nome de pessoas, lugares, animais, entre outras. Mas fora isso, também dão origem a muitos sinais.
O que você viu até o momento com essas aulas para iniciantes é um aprendizado bem simples que pode elevá-lo a um patamar de fluência nessa língua. Ainda não estou desenvolvendo aulas mais complexas, cheias de teorias. A verdade é que aprendi língua de sinais com a prática. Uma vez que você a tem, a teoria flui mais facilmente
Cada pessoa ao aprender precisa de um tempo. Alguns de mais, outros menos. O importante é não haver comparações e não desanimar. É respeitar seus limites e reconhecer que aprendizado é para a vida toda.
Mas falando do tema da aula, apresento uma imagem abaixo que ilustra os números em Libras.

Categorizamos os números acima em cardinais e ordinais. Cardinais são aqueles que chamamos por um, dois, três…, enquanto os ordinais são os chamados primeiro, segundo, terceiro. Até aqui bem fácil, certo? Veja a definição deles:
“número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído”.
Fonte: http://www.ufla.br/dcom/2017/10/30/dicas-de-portugues-cardinais-e-ordinais-aspectos-do-numero/
Acessado em 14/11/2020.
Mas porque na imagem acima os cardinais estão categorizados em dois? Antes de falar da diferença, veja a primeira situação no vídeo a seguir.
No vídeo apresentei a configuração dos números 5, 6 e 9. Qualquer coisa compare com a imagem anterior.
Para distinguir a diferença dos cardinais, veja respostas a perguntas que aparecem na aula Que sinais você precisa saber para conhecer um surdo?:
Pergunta
Português: Qual a sua idade?
Português: Quantos anos você tem?
Libras: Idade?
Resposta
Libras: 30
Pergunta
Português: Qual o número da sua residência?
Libras: Casa número qual?
Resposta
Libras: 1069
Pergunta
Português: Qual o número do seu telefone?
Libras: Telefone número qual?
Resposta
Libras: 998256713
Veja que nas respostas usei dígito por dígito da primeira categoria de números da imagem ilustrada.
Agora atente-se a algumas frases onde utilizo a segunda categoria dos números cardinais. A diferença está do número 1 ao 4. Veja o vídeo desses e as frases a seguir:
Português: Há quatro policiais vigiando a rua
Libras: 4 polícia vigiar rua
Português: Dois cachorros morreram envenenados
Libras: Cachorro 2 veneno morrer
Português: Um livro sumiu
Libras: 1 livro sumir
Português: Comi três maçãs
Libras: Maçã 3 eu comer
Talvez você esteja perguntando: porque em Libras se escreve assim? De verdade: essa escrita simples não revela todas as nuances da forma como se enuncia em língua de sinais. Lembre-se, caso tenha assistido a aula Como cumprimentar um surdo em língua de sinais?: você está aprendendo outra língua. Não espere uma igual correspondência com a língua portuguesa.
Sobre as diferenças utilizadas nos números cardinais: o segundo caso é pra representar quantidade, o primeiro caso, não. Por exemplo: o número de telefone não representa uma quantidade, assim também como o da residência. Todavia, como no exemplo das maçãs (não podia deixar faltar o velho exemplo das maçãs), dos policiais, dos cachorros e do livro, todos estes representam quantidades.
Logo, o zero e do cinco em diante, para quantidade ou não, os números são os mesmos.
Por último, vamos falar dos números ordinais. Pela imagem apresentada não é possível discernir muito bem o que quer dizer. Assim, vamos para o vídeo:
A diferença do 1º até o 9º é evidente, se distinguem dos cardinais pelo movimento. Ao fazer do 10º em diante poderá usar a forma do cardinal, sem movimento.
Então, por essa aula é só. Espero que tenha gostado. Não deixe de dar aquela força compartilhando essa página nas suas redes sociais. Ajuda bastante o meu trabalho, talvez de uma forma que você nem imagine. Se desejar, deixe algum comentário. Dê sugestões, tire dúvidas. Conforme for desenvolvendo mais aulas, abordei de forma mais complexa certos assuntos. Um grande abraço.