Na aula Como cumprimentar um surdo em língua de sinais? fora apresentado alguns sinais que você pode utilizar para cumprimentar um surdo. Continuaremos a ver outros mais que ajudam nesse contato inicial.
Sinais
Observação: na maioria dos sinais acima, primeiro demonstro a configuração de mão para depois executar o sinal.
O vocábulo “sinal” aqui ensinado serve basicamente para designar ou saber o sinal de algo ou alguém. No caso referente a pessoas, os surdos as identificam por um sinal pessoal. É como uma forma de apelidar alguém.
O sinal que designa uma pessoa é comparável a identidade dela, cada pessoa tem o seu próprio logo que a recebem. Para ilustrar: o autor do site, quem escreve a vós, tem o seguinte sinal:
DanielEntão quando alguém me fizer essa pergunta:
Seu sinal?Eu respondo:
Daniel
O que você não deve achar é que todos os “Danieis” por aí tenham o mesmo sinal. Não, isso não acontece.
O sinal pode descrever uma característica de alguém. No meu caso, o sinal tem a mão configurada na letra “d” e faz um movimento seguindo a marca do sorriso no rosto. Veja o vídeo novamente e tente perceber isso.
Todas as pessoas têm um sinal? Não.
Na maioria dos prováveis casos, os surdos criam os sinais para elas.
Então se você não tem um sinal e possui amizade com um surdo no seu local de trabalho, por que não pedir para ele fazer um pra ti?
Veja duas frases abaixo onde o sentido do sinal muda. Na segunda há a forma que você pode usar para solicitar um sinal a um surdo:
Se você recorrer a este segundo exemplo a um surdo com quem tem amizade, provavelmente terá o prazer de designar um sinal a você.
Continuando, vamos ver algumas frases com os sinais aprendidos nesta aula.
Perguntas
Português: Qual o seu nome?
Libras: Nome qual?
Libras: Nome?
Português: Qual a sua idade?
Português: Quantos anos você tem?
Libras: Idade?
Português: Onde você mora?
Libras: Casa onde?
Português: Qual o número da sua residência?
Libras: Casa número qual?
Português: Qual o número do seu telefone?
Libras: Telefone número qual?
Para responder algumas dessas perguntas você precisará aprender, caso ainda não tenha, outras duas classes de sinais: os que representam as letras do alfabeto em português e os números. Esses sinais serão apresentados nas aulas seguintes.
Não é necessário decorar todas as letras do alfabeto de uma só vez. Sugiro que pra início decore apenas as do seu nome, não o completo. Com calma, acesse mais vezes a referida aula e aos poucos vá gravando as demais letras. Lá falarei sobre a importância de aprender o alfabeto em Libras.
Assim, ficamos por aqui. Se gostou da aula, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saber que mais pessoas estão acessando o site Legenda Libras e se interessando a aprender a língua de sinais me motiva a continuar com esse trabalho. Mantenha seus estudos e não desanime! Um forte abraço e até a próxima aula.