homem negro e homem branco num aperto de mão

Que sinais você precisa saber para conhecer um surdo?

Na aula Como cumprimentar um surdo em língua de sinais? fora apresentado alguns sinais que você pode utilizar para cumprimentar um surdo. Continuaremos a ver outros mais que ajudam nesse contato inicial.

Sinais

Observação: na maioria dos sinais acima, primeiro demonstro a configuração de mão para depois executar o sinal.

O vocábulo “sinal” aqui ensinado serve basicamente para designar ou saber o sinal de algo ou alguém. No caso referente a pessoas, os surdos as identificam por um sinal pessoal. É como uma forma de apelidar alguém.

O sinal que designa uma pessoa é comparável a identidade dela, cada pessoa tem o seu próprio logo que a recebem. Para ilustrar: o autor do site, quem escreve a vós, tem o seguinte sinal:

Daniel

Então quando alguém me fizer essa pergunta:

Seu sinal?

Eu respondo:

Daniel

O que você não deve achar é que todos os “Danieis” por aí tenham o mesmo sinal. Não, isso não acontece.

O sinal pode descrever uma característica de alguém. No meu caso, o sinal tem a mão configurada na letra “d” e faz um movimento seguindo a marca do sorriso no rosto. Veja o vídeo novamente e tente perceber isso.

Todas as pessoas têm um sinal? Não.

Na maioria dos prováveis casos, os surdos criam os sinais para elas.

Então se você não tem um sinal e possui amizade com um surdo no seu local de trabalho, por que não pedir para ele fazer um pra ti?

Veja duas frases abaixo onde o sentido do sinal muda. Na segunda há a forma que você pode usar para solicitar um sinal a um surdo:

Se você recorrer a este segundo exemplo a um surdo com quem tem amizade, provavelmente terá o prazer de designar um sinal a você.

Continuando, vamos ver algumas frases com os sinais aprendidos nesta aula.

Perguntas

Português: Qual o seu nome?

Libras: Nome qual?

Libras: Nome?

Português: Qual a sua idade?

Português: Quantos anos você tem?

Libras: Idade?

Português: Onde você mora?

Libras: Casa onde?

Português: Qual o número da sua residência?

Libras: Casa número qual?

Português: Qual o número do seu telefone?

Libras: Telefone número qual?

Para responder algumas dessas perguntas você precisará aprender, caso ainda não tenha, outras duas classes de sinais: os que representam as letras do alfabeto em português e os números. Esses sinais serão apresentados nas aulas seguintes.

Não é necessário decorar todas as letras do alfabeto de uma só vez. Sugiro que pra início decore apenas as do seu nome, não o completo. Com calma, acesse mais vezes a referida aula e aos poucos vá gravando as demais letras. Lá falarei sobre a importância de aprender o alfabeto em Libras.

Assim, ficamos por aqui. Se gostou da aula, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saber que mais pessoas estão acessando o site Legenda Libras e se interessando a aprender a língua de sinais me motiva a continuar com esse trabalho. Mantenha seus estudos e não desanime! Um forte abraço e até a próxima aula.

1 comentário em “Que sinais você precisa saber para conhecer um surdo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *