Pessoas se cumprimentando

Como cumprimentar um surdo em língua de sinais?

Você chega no trabalho ou na escola e cumprimenta seus colegas? Se sim, parabéns, está um passo a frente deles. Mas aí você convive com um surdo e não sabe língua de sinais, como faz para cumprimentá-lo?

Por experiência, já tive a oportunidade de dar aula de Libras pra pessoas que tinham a intenção de proporcionar um convívio mais agradável ao seu colega de trabalho, aluno, parente ou cliente surdo. Isso é uma forma de demonstrar empatia.

A comunicação entre pessoas surdas e ouvintes deveriam ser livres de barreiras. Que tal quebrá-las por aprender a cumprimentar em língua de sinais? Nessa aula trago um vocabulário que pode ajudá-lo nesse sentido.

Sinais

Observações: primeiro demonstro a configuração de mão para depois executar os sinais. Para bom dia, boa tarde, boa noite, boa sorte, além de demonstrar a configuração de mão, faço a segunda palavra de cada, dia, tarde, noite e sorte, para depois fazer os sinais para ambas as palavras.

Achou difícil? Deixa eu te dar uma dica: algumas pessoas que começam a aprender língua de sinais sentem incomodo nas mãos. Certa vez um colega meu cursando a disciplina de Libras na faculdade precisou gravar um vídeo de menos de 5 minutos, uma apresentação pessoal. Algo bem básico mesmo. Ele me relatou que ficou com as mãos doloridas.

No Youtube você pode encontrar exercícios interessantes para alongar as mãos e te ajudar nesse processo de aprendizagem.

Perguntas

Português: Tudo bem?

Libras: Bem?

Português: Como está de saúde?

Libras: Saúde como?

Português: Está bem de saúde?

Libras: Saúde boa?

Português: Como está se sentindo?

Libras: Sentir como?

Percebeu alguma diferença da Libras para a língua portuguesa com o pouco das frases que viu? Guarde isso: você está aprendendo outra língua.

Então, por essa aula é só. Se gostou, não deixe de dar aquela força compartilhando esta página entre os seus contatos nas redes sociais. Comente do curso para seus colegas, demonstre o que está aprendendo. Ensine o pouco que viu aqui para outros. Assim, seu aprendizado se torna mais fácil e efetivo.

1 comentário em “Como cumprimentar um surdo em língua de sinais?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *