alfabeto modelado e colorido

Alfabeto em Libras

Nas aulas Como cumprimentar um surdo em língua de sinais? e Que sinais você precisa saber para conhecer um surdo? são ensinados alguns sinais básicos para um contato inicial com um surdo usuário da Libras. Em ambas vimos perguntas que podem ser utilizadas para começar uma conversa.

Nessa aula você terá a oportunidade de aprender o alfabeto na língua de sinais e suas utilidades. Geralmente serve para escrever o nome de pessoas, lugares, coisas, animais e entre outros que não possuem sinais. Também, boa parte da sinalização é composta por configurações de mão representada por alguma letra do alfabeto.

Abaixo você pode ver o alfabeto completo na ilustração e clicando no link do vídeo.

ilustração com as mãos do alfabeto em libras
Alfabeto completo em Libras. Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/72534770/alfabeto-de-libras. Acessado em 11/11/2020
Alfabeto em Libras

Note a diferença entre o F e o T.

Letras F e T em Libras
Letras F e T em Libras. Repare que a diferença entre elas é o lado onde o polegar toca no dedo indicador

Repare que o polegar está tocando em lados diferentes do dedo indicador.

F e T

As letras C e Ç se distinguem quanto ao movimento. A primeira permanece estática, enquanto na segunda há uma tremulação da mão.

C e Ç

Se recordarmos sinais ensinados nas duas aulas já mencionadas, veremos que alguns deles têm a mesma configuração de mão das letras do alfabeto.

Veja dois exemplos práticos usados na aula Que sinais você precisa saber para conhecer um surdo? para responder as perguntas abaixo.

Pergunta

Português: Qual o seu nome?

Libras: Nome qual?

Libras: Nome?

Resposta

Libras: D-A-N-I-E-L

Pergunta

Português: Onde você mora?

Libras: Casa onde?

Resposta

Libras: P-E-D-R-A G-R-A-N-D-E

Nada de misterioso, não é mesmo? Como mencionado na aula anterior, não se preocupe em decorar todas as letras agora. Vá assistindo a mais aulas e quando achar necessário retorne aqui. O tema da próxima é Os números em Libras.

Sendo assim, chegamos ao fim de mais um aula. Espero que tenha gostado. Compartilhe o link dessa página nas suas redes sociais. Fazendo isso me dá uma grande força. Deixe algum comentário ou me um enviei email com dúvidas ou sugestões que será um prazer te responder. Um grande abraço e até a próxima.

2 comentários em “Alfabeto em Libras”

    1. Obrigado Ester, fico feliz com o seu feedback. Faz alguns meses que não publico nenhuma novidade no site, por correria e pra ver como se comportaria este com o que postei até agora. Comentários assim me motivam a fazer mais. Espero ter conseguido ajudar. Se tiver sugestões também, estou aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *